Home > Polêmica, Sociedade > Brasil: O país da impunidade

Brasil: O país da impunidade

Uma coisa que ouvimos hoje em dia as pessoas reclamarem é sobre a impunidade que existe no Brasil, principalmente na política, onde vemos cada vez mais escândalos com os mesmos personagens  e nada acontece.

Mas a verdade é que a Impunidade não existe apenas no senado, governo seja o que for. O problema começa embaixo, a própria população que reclama sem parar, geralmente sai impune em várias situações consideradas normais. No Rio de Janeiro por exemplo, no trânsito, as pessoas avançam cada vez mais os sinais, não levam multa e acham isso um barato. Um exemplo bobo, mas que  já ilusta o ponto que quero chegar. A Impunidade do Brasil é impulsionada pelo comportamento das pessoas e a péssima educação que temos.

Isso mesmo, o ato de  avançar um simples sinal, sonegação de  impostos, muitas vezes saímos impunes e qual o pensamento que vem na nossa cabeça: “Ah fiz uma bobeirinha aqui e como não acontece nada mesmo, não tem problema e se o governo não faz nada também, não é problema meu”.

Acontece que uma sociedade mal educada merece um governo mal educado. A besteirinha que fazemos ali e da qual saímos impunes é refletida nos Senadores e Governantes do nosso páis. Qual o direito que alguém tem de cobrar de senadores se fazemos besteira da mesma mesma maneira, lógico que a proporção é bem menor, mas estamos errados mesmo assim.

A verdade é que a educação no Brasil foi abandonada faz  muito tempo, não digo apenas de aprender matemática, português, as boas maneiras parecem que foram esquecidas.

Como eu disse, o comportamento dos níveis baixos se refletem nas camadas de cima. O povo mal educado e cada vez menos preocupado com os próximos, reflete o momento do país. Se as boas maneiras e a educação não forem lembradas, seremos eternamente o país da Impunidade.

Creative Commons License
Brasil: O país da Impunidade by Antonio Neves is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.

Compartilhe:
  • Digg
  • Facebook
  • email
  • MySpace
  • del.icio.us
  • Rec6
  • Technorati
  • Twitter
  1. August 21st, 2009 at 15:36 | #1

    Fala Antonio, esse assunto merecia uma abordagem bem mais extensa do que a que voce apresentou aqui, mas do mesmo jeito esse resumo fala muita coisa e o mais interessante é sem duvida voce ter tocado no ponto de que os nossos politicos são assim porque nós somos assim, e não há nada mais verdadeiro do que isso.

    Os políticos são brasileiros também, não tem ninguém ali que veio de outro mundo, outro país, etc. Fazem todos parte da população, eles são os nossos representantes e como tais possuem ações que são o reflexo de nossas ações no dia-a-dia.

    Os notíciarios agora são sobre Sarney, etc. Há quanto tempo o nome de Sarney se repete no senado? Paulo Maluf, Jader Barbalho, Collor, entre tantos outros, os nomes são tão repetidos que mais parece uma ditadura do que uma democracia, mas a culpa não são dos senhores que lá se encontram, que continuam a fazer a sacanagem que sempre fizeram, a culpa é nossa que continua votando neles, eles não têm o poder de se auto-eleger.

    Abraços.

  2. Felipe
    August 23rd, 2009 at 02:30 | #2

    Eae Antonio, concordo plenamente sobre a matéria e acredito que poderia ter tido uma abordagem maior sobre esse assunto.
    Leonardo está totalmente correto. Nossos politicos sao o espelho da população brasileira.

    A sociedade brasileira não tem educação, não estou referindo a educação escolar mas educação social.
    O Brasil precisa mudar mas não só o governo mas a população também.

    Abraços

  3. August 23rd, 2009 at 10:08 | #3

    De fato no Brasil há impunidade por que isso, sem dúvida, interessa ao povo brasileiro. A educação, inquestionávemelnte, é a solução para a maioria, senão todos, os problemas de nosso país. Quanto mais pessoas se apropriarem dessa ideia que você postou, melhores são as chances de vivermos em um país melhor.

    Parabéns e um grande abraço.

    PS: Agora, bancando o chato, seu texto precisa de revisão. No segundo parágrafo você escreveu “própia” e “impûne”, sendo que a última se repete nos próximos parágrafo.

  4. August 23rd, 2009 at 18:56 | #4

    A ignorância é algo muito presente hoje, e a cada geração que passa ela aumenta. O Brasil não vai melhorar no diálogo.
    Quanto à sonegação de impostos? Melhor mesmo seria se todos os brasileiros parassem de pagá-los. O senado que alugue seus filmes pornôs com dinheiro de outro.

  5. Saul
    August 23rd, 2009 at 20:30 | #5

    Impûne ?
    vc com tanta eloquencia escrevendo isso..
    ah é… esqueci que estamos no Brasil!

  6. dervecna
    August 23rd, 2009 at 20:31 | #6

    Há outras implicações.
    A população é, em geral, contrária a mudanças que viabilizem a fiscalização e cumprimento das leis.
    O que não percebem é que essas mudanças a que são contrárias, são as mesmas mudanças que poderiam auxiliar a combater a corrupção governamental.
    Como exemplo, cito as tecnologias aplicadas para a verificação de renda para fins de declaração fiscal.
    Em alguns casos, até entendo, como no citado. Apesar dos benefícios que traria, é um golpe ao bolso do contribuinte o governo apertar ainda mais a vigilância, enquanto ainda temos uma carga tributária digna da Suiça e serviços públicos dignos do Zimbaue.
    Mas em geral, o que a população quer, é transgredir.
    Só fico na esperança que algum dia cheguemos ao molde dos EUA, onde todos os cidadãos tem o direito de viver em paz, sem encheção de saco do governo, e tem um retorno razoavelmente justo aos seus impostos.

  7. August 23rd, 2009 at 22:34 | #7

    @Saul
    Sim Saul e só no Brasil temos babacas para corrigirem alguns erros de português ao invés de prestarem mais atenção no conteúdo. ;)

  8. August 24th, 2009 at 11:12 | #8

    @Lannart

    Obrigado Lannart,
    ao contrátio de outras pessoas que vêm criticar, seu comentário foi muito pertinente. Queria abordar mais coisas no post, mas o texto iria ficar grande demais. Me desculpem pelos erros de português, mas eu escrevi muito rápido o texto e acabei nem fazendo a revisão. No próximo eu tento escrever melhor.

    @Leonardo Monteiro

    Léo, exatamente, aqui no Brasil temos essa mania, só tentamos consertar os erros dos outros. Além disso, não prestamos atenção no que realmente é importante, num simples comentário, já vimos um grande problema. Basta comparar, hoje são criados vários programas sociais, a base do governo, mas um programa pra fortaceler a educação, não lembro do último.

  9. August 25th, 2009 at 13:28 | #9

    @Antonio Neves

    Poiz é… Algumas pessoas não tem argumentos para levantar qualquer crítica. Daí partem para agressão ou se prendem a detalhes menos importantes de um texto crítico.

  10. Saul
    August 27th, 2009 at 14:10 | #10

    Erros devem ser corrigidos… não critiquei a ideia ou coesão textual e sim um erro grotesco repetido várias vezes num mesmo texto! Aquele que não tem a aptidão de receber uma crítica não tem aptidão tambem para criar! Melhoras…

    Dica: Dicionário Melhoramentos da Língua Portuguesa

  11. August 27th, 2009 at 14:27 | #11

    @Saul
    O problema de maneira alguma foi a crítica que você apresentou revelando um erro grotesco de português, o problema foi a forma com a qual você o apresentou, leia o comentário do Lannart e leia o seu e verás o grande problema de todos.

    Enfim, o que mais queremos é que sejamos criticados, argumentados e corrigidos, para melhorarmos o que fazemos aqui, porém pedimos que as críticas e os argumentos sejam coesos e respeitosos para mantermos um nível adequado de discussão por aqui.

    Obrigado.

  12. August 27th, 2009 at 15:34 | #12

    @Saul

    Em momento algum não aceitei as críticas, elas foram aceitas sim e os erros no texto foram corrigidos. As críticas devem ser feitas sim, seja do conteúdo, seja de erros de gramática. Só achamos que seu comentário poderia ser mais construtivo, poderia abordar melhor o problema. Tentarei prestar mais atenção da próxima vez que eu for escrever, até porque, não costumo cometer erros bobos assim e o pior de tudo é publicar um texto com erros.
    Enfim, o espaço está aberto para críticas, sugestões, elogios ou qualquer outra coisa que tiverem afim de escrever aqui.
    Quanto aos erros e pela grosseria que agimos em algum momento, só posso pedir desculpas e melhorar da próxima vez.

  13. August 31st, 2009 at 00:51 | #13

    O problema do Brasil passa de coisas simples da nossa população até problemas muito graves em nossa constituição, como eu ja falei aqui nesse blog e em outros blogs que fora levantada essa questão, por mais doloroso que seja o Brasil necessita de uma nova constituição uma que seja transparente e que através dela a justiça seja aplicada de forma rude como deve ser feita a todos no pais, mas eu digo TODOS enquanto não tivemos uma lei sólida e bastante rude nossos problemas jamais serão resolvidos.

  14. Saul
    September 6th, 2009 at 14:42 | #14

    Registro desculpas entao… realmente acredito que fui rude… se tivesse sido mais suave a questão seria resolvida sem mais delongas… enfim, fica um elogio, pois é importante que existam pessoas que entendam que o grande problema em nosso país é impunidade que parte principalmente de nossos “intelectuais” no CN… um forte abraço, e novamente, peço desculpas, até!

  15. October 22nd, 2009 at 14:28 | #15

    @Saul

    Valeu Saul,
    Só vi seu último comentário agora. Nossa discussão foi chata mas foi boa! Vamos aprendendo aos poucos. Exatamente, concordo com o que você disse. Enquanto as pessoas não começarem a corrgir os problemas delas antes de tentar apenas criticar e corrigir os dos outros, ficamos parados no mesmo lugar.
    Abraços e ve se aparece em mais tópicos!

  16. November 8th, 2010 at 13:23 | #16

    I hope you have a nice day!

    by Calvicie

  17. November 23rd, 2010 at 17:41 | #17

    A SOCIEDADE BRASILEIRA DEVE CRIAR UM TROFÉU DA IMPUNIDADE E OFERECER AOS NOSSOS GOVERNANTES, POLÍTICOS E JUIZES DE TODAS AS INSTÂNCIAS QUE CRIAM LEIS DESFAVORÁVEIS AOS CONTRIBUINTES E CIDADÃOS E AS APLICAM NA DEFESA DE CRIMINOSOS QUE PODEM COMPRAR A DEFESA JURÍDICA. NESSE SENTIDO, É UM PAIS PERDIDO. VIVA AS NOSSAS AUTORIDADES QUE PROMOVEM A CORRUPÇÃO E A IMPUNIDADE: VAI FALTAR MATÉRIA PRIMA PARA A FABRICAÇÃO DESSE TROFÉU. ENCOMENDAS NÃO FALTARÃO.

  18. December 25th, 2010 at 20:38 | #18

    Aumento de 62% auto concedido dos parlamentares não pode ficar impune!
    Reaja você também, protestando neste Site:

    https://sites.google.com/site/bandeiradaetica/mapa-do-site/home/-adesoes-registre-se-aqui

    É mais eficaz, pois agora vamos constranger os parlamentares a discutir a inserção da palavra “ÉTICA” na Bandeira nacional

  19. M.A.Cavalcanti
    January 14th, 2011 at 17:18 | #19

    Se fizermos a “mea culpa”, não podemos contextar as afirmações do artigo, pois mesmo generalizando, estamos inseridos na famosa Lei do Gerson, alguns mais outros menos, mas no geral é assim que agimos e ainda em determinadas situações, ainda nos vangloriamos de nossas bravatas, porem, por menor que sejam, no final somos nós próprios que sofremos as conseqüências de nossos átos, em muitas ocasiões, em vez de percorrer o caminho correto preferimos algum atalho, bem como, optamos por infringir as leis que achamos injustas, no lugar de nos mobilizarmos para mudá-las ou readquá-las á realidade de nossos dias e necessidades, portanto, uma citação que cabe no momento, não é outra senão aquela: Quem não cometeu um pecado, que atire a primeira pedra.

  20. roberio costa
    May 1st, 2011 at 00:00 | #20

    Há punição sim no Brasil, pra quem rouba um pé de alface na feira, um sabonete no super mercado uma galinha do vizinho, e por ai vai, para grandes rombos tá provado que não tem puniçaõ,quero ser um pouco utopico agora; Se um senador furtasse na feira um pe de alface, um deputado uma galinha, um governador um sabonete, obviamente iriam para a cadeia. Sem nenhuma sombra de duvida.é complicado isto, produto do roubo e o ladrão.

  21. roberio costa
    May 1st, 2011 at 00:00 | #21

    Há punição sim no Brasil, pra quem rouba um pé de alface na feira, um sabonete no super mercado uma galinha do vizinho, e por ai vai, para grandes rombos tá provado que não tem puniçaõ,quero ser um pouco utopico agora; Se um senador furtasse na feira um pe de alface, um deputado uma galinha, um governador um sabonete, obviamente iriam para a cadeia. Sem nenhuma sombra de duvida.é complicado isto, produto do roubo e o ladrão.

  22. roberio costa
    May 1st, 2011 at 10:02 | #22

    Parece que esse bate tecla ofencivo, é proposital, somente para desviar o exelente conteudo da matéria, dar.se a entender que esses estão de pleno acordo com a impunidade que e o assunto em pauta.

  23. vanderlan
    October 8th, 2011 at 02:35 | #23

    É cara, Te muita realidade o seu assunto só que acho que a nossa impunidade não reflete apenas em nós não , não é porque erramos que o governo faz o mesmo, eles fazem porque gostam mesmo.

  24. vanderlan
    October 8th, 2011 at 03:10 | #24

    Parceiro, Você fala da impunidade como se isso fosse totalmente culpa nossa.

    Você quer nos fazer acreditar que o governo erra por nossos erros, nada a ver parceiro!

    A impunidade existe muito mais em leis Desfavoráveis para o cidadão e leis que favorecem a bandidos que estão soltos e a população presa.

    Porque para ministros o que não falta é seguranças do lado, enquanto crianças a andam armadas pelas ruas , então acho que seu texto deveria está voltado mais para impunidade nas leis que termos no Brasil e não em erros que existem em qualquer lugar,
    Você vai deixar um pessoa solta pela ruas matando porque o brasileiro passou com o sinal fechado, porque o brasileiro usou celular no carro?
    Sem noção parceiro…

    A população está cansada de viver cercados pela impunidade em vários fatores e você vem com essa ideia de que o brasileiro merece conviver com isso, nada a ver parceiro.

    Como falei anteriomente os bandidos estão soltos e nós estamos?

    PRESOS…

    Cercados de leis impunes.

  25. vanderlan
    October 8th, 2011 at 03:11 | #25

    Parceiro, Você fala da impunidade como se isso fosse totalmente culpa nossa.

    Você quer nos fazer acreditar que o governo erra por nossos erros, nada a ver parceiro!

    A impunidade existe muito mais em leis Desfavoráveis para o cidadão e leis que favorecem a bandidos que estão soltos e a população presa.

    Porque para ministros o que não falta é seguranças do lado, enquanto crianças a andam armadas pelas ruas , então acho que seu texto deveria está voltado mais para impunidade nas leis que termos no Brasil e não em erros que existem em qualquer lugar,
    Você vai deixar um pessoa solta pela ruas matando porque o brasileiro passou com o sinal fechado, porque o brasileiro usou celular no carro?
    Sem noção parceiro…

    A população está cansada de viver cercados pela impunidade em vários fatores e você vem com essa ideia de que o brasileiro merece conviver com isso, nada a ver parceiro.

    Como falei anteriomente os bandidos estão soltos e nós estamos?

    PRESOS…

    Cercados de leis impunes.

    Você quer nos fazer acreditar que o governo erra por nossos erros, nada a ver parceiro!

    A impunidade existe muito mais em leis Desfavoráveis para o cidadão e leis que favorecem a bandidos que estão soltos e a população presa.

    Porque para ministros o que não falta é seguranças do lado, enquanto crianças a andam armadas pelas ruas , então acho que seu texto deveria está voltado mais para impunidade nas leis que termos no Brasil e não em erros que existem em qualquer lugar,
    Você vai deixar um pessoa solta pela ruas matando porque o brasileiro passou com o sinal fechado, porque o brasileiro usou celular no carro?
    Sem noção parceiro…

    A população está cansada de viver cercados pela impunidade em vários fatores e você vem com essa ideia de que o brasileiro merece conviver com isso, nada a ver parceiro.

    Como falei anteriomente os bandidos estão soltos e nós estamos?

    PRESOS…

    Cercados de leis impunes.

  26. Cecél Garcia
    October 14th, 2011 at 10:59 | #26

    ASSALTEM-ME S/A.
    Ao que parece somos todos funcionários dessa indústria de capital aberto, com uma pequena diferença, não somos acionistas, em razão disso, não recebemos nada dessa festança desavergonhada e impune e somente pagamos a conta.
    Tomemos por exemplo agora o blindado – pela dona Dilma e seus pares e cúmplices – Ministério dos Transportes e outros.
    Caiu o ministro, caiu o diretor, e, outros executivos e funcionários acusados por superfaturamento de obras e outras malandragens feitas com o nosso dinheiro dos impostos.
    Porém ninguém foi preso ou condenado a devolver aquilo que nos foi ceifado. E isso por que tem tanta gente com a calda presa que se um for detido e der com a língua nos dentes muitos outros cairão.
    E só estamos nos referindo ao Ministério do Transportes, imaginemos se fossem fazer uma varredura em todos os Ministérios.
    E é em razão disso que em nossa Saúde e Educação só quem ganha são sempre os mesmos, e não fazemos parte deles, pois nessa festa… Povo não entra !!!

  27. Ivan Maia
    December 14th, 2011 at 13:49 | #27

    A seis e 8 meses anos atrás meu irmão foi assaltado em seu estabelecimento comercial, porém o assaltante foi preso em flagrante. Em sua ficha criminal “extensa” estava crimes como: Porte ilegal de arma, trafico de intorpecentes, tentativa de homicidio, furto, assalto a mão armada e homicídio triplamente qualificado, pois foi mediante arma de fogo, motivo torpe e sem chance de defesa, ou seja, execução. Mesmo com esta extensa ficha criminal ele foi solto pouco mais de uma semana após o ato infracional e retornou ao comércio do meu irmão onde efetuou 6 disparos de arma de fogo contra meu irmão, sendo que 4 o acertaram sendo 2 na cabeça, 1 no peito e 1 no pescoço. Um dos tiros atingiu minha cunhada na altura da boca, varando pela buxecha de dentro pra fora. Meu irmão veio a óbito imediato. Minha cunhada se safou. O indivídui cujo o nome é Wagner Francisco da Silva, foi detido quase 12 dias após o ato pois estava foragido. Ele só ficou 3 meses preso e conseguiu abeas corpus por não ter sido preso em flagrante, mesmo sendo réu confesso. O pior é que ontem eu fui em uma oficina não muito perto da minha casa pra fazer a limpeza de bico do meu carro, quando deparei-me com o próprio Wagner Francisco da Silva trabalhando na oficina em que eu realizaria este serviço. Ele me reconheceu, eu tenho certeza disso, pois ele não parava de me olhar, enquanto eu ficava parado totalmente sem reação olhando pra ele, pensando em manda-lo direto para o inferno. Saí da oficina revoltado com a impunidade judiciária neste país de deputados safados, direitos humanos frustrante e juizes corruptos. Confesso a vocês que tenho uma pistola 9mm em meu poder, mas sinceramente, será que vai compensar eu me vingar deste elemento? A dor que estava adormecida reacendeu a minha ira. Confesso que sei o preço que vou pagar. Mas será que eu tbm vou ficar solto como ele está se eu me submeter a minha ira?

  28. Ivan Maia
    December 14th, 2011 at 13:50 | #28

    A seis anos e 8 meses anos atrás meu irmão foi assaltado em seu estabelecimento comercial, porém o assaltante foi preso em flagrante. Em sua ficha criminal “extensa” estava crimes como: Porte ilegal de arma, trafico de intorpecentes, tentativa de homicidio, furto, assalto a mão armada e homicídio triplamente qualificado, pois foi mediante arma de fogo, motivo torpe e sem chance de defesa, ou seja, execução. Mesmo com esta extensa ficha criminal ele foi solto pouco mais de uma semana após o ato infracional e retornou ao comércio do meu irmão onde efetuou 6 disparos de arma de fogo contra meu irmão, sendo que 4 o acertaram sendo 2 na cabeça, 1 no peito e 1 no pescoço. Um dos tiros atingiu minha cunhada na altura da boca, varando pela buxecha de dentro pra fora. Meu irmão veio a óbito imediato. Minha cunhada se safou. O indivídui cujo o nome é Wagner Francisco da Silva, foi detido quase 12 dias após o ato pois estava foragido. Ele só ficou 3 meses preso e conseguiu abeas corpus por não ter sido preso em flagrante, mesmo sendo réu confesso. O pior é que ontem eu fui em uma oficina não muito perto da minha casa pra fazer a limpeza de bico do meu carro, quando deparei-me com o próprio Wagner Francisco da Silva trabalhando na oficina em que eu realizaria este serviço. Ele me reconheceu, eu tenho certeza disso, pois ele não parava de me olhar, enquanto eu ficava parado totalmente sem reação olhando pra ele, pensando em manda-lo direto para o inferno. Saí da oficina revoltado com a impunidade judiciária neste país de deputados safados, direitos humanos frustrante e juizes corruptos. Confesso a vocês que tenho uma pistola 9mm em meu poder, mas sinceramente, será que vai compensar eu me vingar deste elemento? A dor que estava adormecida reacendeu a minha ira. Confesso que sei o preço que vou pagar. Mas será que eu tbm vou ficar solto como ele está se eu me submeter a minha ira?

  1. No trackbacks yet.